Ribeirão Preto, SP – A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 e a queda alarmante nas taxas de vacinação em todo o mundo. Durante uma coletiva de imprensa, a diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, Maria Van Kerkhove, destacou que o vírus continua a circular em todos os países, com um aumento substancial na detecção de testes positivos para a doença.
Dados de sistemas de vigilância em 84 países mostram uma ampliação de 10% na taxa de testes positivos para Covid-19, com variações regionais significativas. Na Europa, por exemplo, o aumento foi de 20%. Além disso, o monitoramento de águas residuais sugere que a circulação do vírus pode ser entre duas e 20 vezes maior do que o relatado atualmente.
A diretora da OMS também expressou preocupação com a “queda alarmante” das taxas de vacinação, especialmente entre profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos, dois grupos considerados de alto risco. “Esse cenário precisa ser remediado com urgência”, afirmou Maria Van Kerkhove, ao cobrar dos governos que ampliem a vigilância e invistam na aquisição de vacinas.
A OMS recomenda que as pessoas tomem medidas individuais para reduzir o risco de infecção, incluindo a vacinação anual para aqueles que pertencem a grupos de risco. “A falsa percepção de que o vírus foi embora comprometeu seriamente as taxas de cobertura vacinal pelo mundo”, alertou a diretora.
As autoridades de saúde continuam a monitorar a situação e a implementar ações para combater a Covid-19, reforçando a importância da colaboração global para enfrentar a pandemia.